domingo

A Fúria e a Vontade de Ficar

Fúria

do Lat. furia;

s. f., acesso violento de loucura; braveza; cólera; ira; sanha; raiva; inspiração; estro; entusiasmo; fervor; pessoa furiosa; mulher desgrenhada; (no pl. ) divindades infernais, na mitologia pagã.

“Não acha amizade e amor sentimentos muito próximos, complementares até?”

Por que ele falava daquilo? Éramos amigos de antes da puberdade. Nunca tínhamos conversado sobre amor, era um assunto muito idiota pra se conversar com um menino, apesar de eu me sentir meio menino depois de tanto tempo. E, súbito, ele tomava a iniciativa e me falava sobre amor, amizade, com um intuito que me pareceu muito claro. Demorei pra responder.

“ Então, Iza, não acha?”

“Não sei nada sobre amor.”

“Eu te ensino.”

Achei ousado, principalmente quando tentou me beijar logo depois. Calou-se quando o afastei com a mão, já não tinha nada pra falar. Estávamos ali aproveitando o constrangimento para medir nossa paciência. Senti, tardiamente, que tinha feito merda. Amizade e amor são complementares, só então eu entendia. Arranquei uma grama. Foi muito rápido, a culpa era dele, não soube me dar um tempo, engolir tudo aquilo.

“Que merda, Iza!”

Levantou e foi pra casa. Acompanhei toda a caminhada, então uma tristeza finalmente me invadiu. Atinei que queria sim, que ele fazia falta e, de hoje em diante, se não me olhasse mais nos olhos, eu já não saberia distinguir a poesia da vida. Fazia uma grande previsão desconfortável pras próximas semanas.

No outro dia, no entanto, me olhou nos olhos. Ele ainda me amava, só não falava mais sobre isso.

Gelol

Qual não é o grande prazer do frio senão o de afastá-lo? Meu pé dói, intensamente, dói de andar. Esperei muito da natureza, no começo, mas ela só me deu mosquitos e um pé que dói no frio.

Os mosquitos aparecem seja no verão, seja no inverno. Deveríamos matá-los todos, nós, os homens. As mulheres também; efetivamente, a humanidade. Mas não matamos, e sabe por quê? Eles vendem. Vendem pra caralho, mata-mosquito, espanta-mosquito, nunca uma solução definitiva, que nem gelol. Nunca curaram minha dor no pé, nem com gelol. Eu deveria era parar de andar.

Eu, porém, não queria falar sobre isso. No entanto, essa banda é tão ruim que me faz divagar. Eles não tocam nada, ficam ali dizendo que vão tocar e nada. Cerveja quente e banda ruim, eu devia escutar é jazz. Dizem que tocam pra caralho nessas bandas de blues, jazz também. Não dá é pra pegar meninas. Pelo braço, com força, elas ficam moles, sabe? Com jazz não dá, nem com blues. Se a cerveja não tivesse quente, eu bebia mais, parava de sentir dor no pé, e até pegava alguém. Claro, sem blues no fundo.

quarta-feira

O Coração Seco

A primavera imprevisível, o tempo fechado da ilha. Frutas não caem dos postes, o asfalto não tem cheiro de flores. Não há qualquer climinha banal de desenhos animados, de romances, de amores infinitos da estação. Só a morte de cinco baratas que o pequeno Chico mata no caminho para fora do condomínio. Só o tempo fechado predisposto à chuva que não chove, que prefere não molhar a gente. Só a pseudo-solidão do garoto acompanhado por mais uma queridinha, do olhar blasé pro fim da rua.

“Chico, fica comigo?”

“Agora?”

“Não, pra sempre.”

“Não.”

“E agora, agora fica?” – irônica.

Beijou-a porque nada melhor pra fazer, beijou-a pra começar logo com a chuva – nada mais que o sangue destilado de nossos antepassados, do sangue dos bichos de estimação de nossos antepassados, todos afinal eram bichos. Por que tornar essa uma cena romântica? Não era, não há romance no ar úmido de proximidade marinha, do ar salgado. Morava numa ilha, na proto-civilização, morava sobre espingardas enferrujadas.

“Você não me ama.”

“Nunca amei, ou disse que amava.”

“Canalha.” – ela disse com se por dizer. Era um dia calmo, chuvoso e sossegado.

“Olha, não vamos brigar. Não amo você, nem mais ninguém, ok?” – esperava que bastasse.

Mas não basta. Nem pra mim, nem pra qualquer outro. Nem pra você. Então, porque gastar o tempo que já foi? Ela saiu porque nada melhor pra fazer. Foi embora sem dizer um tchau. Levou todos os sonhos e já não havia mais caminho ou volta.