terça-feira

Contos de Cavalaria

E tudo terminou assim: a duquesa morreu e Cornélia entrou em Ferrara alegrando toda a gente com o esplendor de sua beleza. Os lutos transformaram-se em galas; as criadas ficaram ricas; Sulpícia casou-se com Fábio; Dom Antônio e Dom João ficaram contentíssimos por terem servido o duque em alguma coisa e este ofereceu-lhes suas primas como esposas, com dotes riquíssimos. (1)

O primeiro punho estala contra a mação do meu rosto criando vários coágulos que juntos formarão um ferimento maior. O segundo afunda no meu nariz deslocando e rompendo a cartilagem, estourando veias e disparando um formigamento através dos nervos da minha face que só pára no meio do cérebro. Há ainda um terceiro que se choca contra o maxilar, mas desse já tenho pouco a dizer, pois me concerne mais o fato de que entre lobos e rugosidades, veias e vielas encerradas no meio do meu crânio, entre eles, dizia, instalou-se um câncer contraído da tua boca. Por mais punhos e pés, botas e soqueiras, tacos e bastões, não importa a quantidade ou a qualidade de ferramentas empregadas, enquanto tentarem me extirpar esse câncer não conseguirão.

É de sua natureza que se alastre e suma sozinho, como é da minha desejá-lo sempre maior a engolir pensamentos e calejar sentidos. Não quero perder a chance de sofrê-lo, não quero ter-me sóbrio à mesa engarfando comida e o tempo. Quero ruminar segundos de espera onde um pequeno choque me corre as costas consumindo um rastilho que desemboca no fundo de um sofá. Preciso de uma certa violência para me justificar acordado e manter-me ciente desse estado. Essa é a propriedade da minha doença que muito se sofre para poder contrair.

Não posso negar, senhora, que vos conheço, pois vossa voz e vosso rosto não me permitem negá-lo. Também não quero negar o muito que vos devo nem o grande valor de vossos pais nem vossa incomparável honestidade e sensatez, [...] Confesso, formosa Leocádia, que vos quis bem, mas também confesso que assinei aquele papel mais para realizar vosso desejo que propriamente o meu, pois muitos dias antes de assiná-lo já entregara minha vontade e minh'alma a uma jovem de minha cidade, chamada Teodósia, [...] (2)

"... eu sei que não posso te forçar a se importar e me dói saber que, a rigor, não te faz a mínima diferença."

"Tu te engana. Eu me importo, sim. Só não posso ir contra a minha vontade..."

"Ah, por favor, que vontade é essa!? Não te parece paradoxal que tu diga te importar e ao mesmo tempo termine comigo!?"

"Então tu fica com a tua auto-piedade que eu fico com a minha."

...

"Desculpa."

"Qual o teu problema, hein?"

"Sinto a tua falta."

"Eu queria sentir a tua falta, mas não sinto. Na verdade, só queria mesmo era sentir isso por alguém."

"E por quê não eu?"

"Nem faço idéia. Talvez tenha sido tu em algum momento, não lembro. Agora, infelizmente - pra nós dois -, já não é mais."

Ele torce os lábios e desvia do rosto dela cujo nariz percorre uma pequena curva no ar e aponta os olhos para um horizonte invisível.

" 'Preciso ficar sozinha' é uma das coisas mais horríveis que se pode dizer pra uma pessoa apaixonada, porque cria de imediato uma disparidade muito grande."

"Preciso ir."

"Vamos nos ver de novo?"

"Acho que não vai ser muito bom nem pra mim, nem pra ti. Adeus."

"Até mais."

- Ó côrte, que dilatas as esperanças dos atrevidos e que reduzes as dos talentosos tímidos, que alimentas fartamente os truões desavergonhados e matas de fome os que são discretos e briosos!
Assim falou e partiu para Flandres, onde acabou de eternizar, pelas armas, em companhia de seu bom amigo, o Capitão Valdívia, a vida que começara a eternizar pelas letras, deixando, ao morrer, fama de prudente e valentíssimo soldado. (3)

Toda essa coisa é como correr com uma tesoura na mão, sabe? Quer dizer, por mais que você chegue vivo no final, porra, quem precisa tão urgentemente de uma tesoura? Eu nem ao menos sei costurar. Se fossem chaves do carro, o controle do alarme que tá tocando, um copo d'água, pô, um kit paramédico, vai dizer? Um kit é importante pra caralho, tem gaze, tem uma pá-de-coisa, e se tu cair encima dele ainda rola de nem se machucar, não corre tanto perigo, vale muito mais a pena, entendeu? Então, esse lance que cê disse, eu nem gosto muito de falar dessas coisas, esse lance é correr com a tesoura. Tu precisa se ligar e começar a correr só com o kit paramédico, ele é importante, ele não vai te machucar.

E pra fazer roupa?

Corta com estilete, que dá pra recolher.

Isso não faz sentido.

Tu que não prestou atenção no exemplo.






(1)A senhora Cornélia
(2)As duas donzelas
(3)O licenciado Vidriera
Todos retirados da edição de 1970 de
Novelas Exemplares, de Miguel de Cervantes Saavedra, da coleção Os Imortais da Literatura Universal.